Cânions do Lago de Furnas



Este primeiro post com certeza teria que ser sobre Minas Gerais. Minha terrinha querida guarda muitas belezas que merecem ser conhecidas e apreciadas pelos turistas. O lago de Furnas é conhecido como o Mar de Minas devido a grande extensão de água que atinge vários municípios do estado. Gostaria de dar destaque aos municípios de São José da Barra (onde fica a Hidroelétrica de Furnas), Capitólio e São João Batista do Glória, pois conheço belas cachoeiras e prainhas nestes locais. Esta região também possui outras lindas paisagens naturais, serras, trilhas em meio à vegetação de cerrado e os CÂNIONS!

Hidrelétrica de Furnas



Lago de Furnas



Cachoeira da região (Cachoeira do Filó)



Na região dos Cânions podemos apreciar de perto os grandes paredões rochosos e as cachoeiras que deságuam direto nas águas da represa.



Recentemente o Esporte Espetacular e o Globo esporte apresentaram reportagens sobre o Circuito Radical que aconteceu nos Cânions de Furnas reunindo atletas das modalidades de bike trial,  salto de penhascos em grandes alturas e  highline. O quadro Tô de Folga do Jornal Hoje também já falou sobre os encantos da região.

https://www.youtube.com/watch?v=1LmuDheze7A

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/represa-de-furnas-mg-atrai-turistas-de-varias-partes-do-brasil-e-do-mundo/3260615/
  

Os passeios pelos cânions podem ser feitos com lanchas, escunas e chalana. As pousadas e restaurantes da região oferecem estes passeios para os turistas. Eu fiz o passeio de chalana que é bem divertido, mas ainda quero voltar para fazer o passeio de lancha para conhecer mais lugares. Como meus pais moram na região eu consegui o telefone do responsável pela chalana e agendei o passeio que saiu de um local conhecido como Turvo (ponte do turvo, Restaurante do Turvo). Quando fiz o passeio o valor era R$ 40,00 por pessoa.



   



Parada na cachoeira Lagoa Azul



  
Atualmente devido à seca e pouca chuva o volume de água do Lago e das quedas das cachoeiras estão prejudicadas, mas vamos torcer para ter bastante chuva nos próximos anos para a região não perder nenhum pouquinho do seu esplendor.


Como tenho família na região e não costumo ficar hospedada em pousadas, não posso falar muito sobre as opções de hospedagem. Sei que existem muitas opções, mas as que eu conheço e posso comentar são poucas. A Pousada do Turvo fica em um local bem estratégico e quando fui lá eles estavam fazendo umas ampliações e melhorias. Conheço também o Balneário do Logo (que eu gostei muito) e o Obbá Coema que têm uma estrutura muito boa.

Pousada do Turvo


Balneário do Logo









Comentários

Postagens mais visitadas