Casca D'Anta – Serra da Canastra




Já faz algum tempo que estive neste lugar e com certeza pretendo voltar. A paisagem é linda e com certeza é umas das grandes riquezas do estado de Minas Gerais.

A região da Serra da Canastra fica no sudoeste de Minas Gerais e tem mais de 200 mil hectares. O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado para proteger as nascentes do rio São Francisco, um dos mais importantes rios do Brasil.



Dentro do Parque Nacional fica a cachoeira Casca D'Anta, a primeira grande queda do rio São Francisco. A portaria principal do parque para a nascente e para a parte alta da cachoeira fica no município de São Roque de Minas. O acesso à parte baixa da Casca D´Anta é feito pelo distrito de São José do Barreiro. Para chegar neste distrito eu passei pela cidade de Vargem Bonita, mas quem está em São Roque também tem acesso ao distrito de São José do Barreiro.




















A queda de quase 200 metros em meio aos paredões rochosos



Trilha da Casca d´Anta

Existe uma trilha que faz a ligação da parte baixa e da parte alta da cachoeira. A trilha é bem íngreme e exige preparo físico, mas é bem sinalizada. Para quem gosta de trilhas e tem bom fôlego é um bom passeio. Como meu preparo físico não era dos melhores, eu sofri um pouco! É bom usar chapéu e levar água.





Primeira queda da parte de cima da Casca d´Anta





Quando nós estivemos lá ficamos acampados em uma fazenda que fica próxima ao parque. Foi minha primeira experiência com o camping e posso dizer que não foi muito boa não! Existem várias pousadas nas cidades e na zona rural. A pousada que eu posso dizer que conheço é a Estalagem Guia Lopes que fica bem no centro de São Roque de Minas. Eu já almocei lá e gostei muito das delícias da Dona Diva. A Pousada Barcelos também fica em São Roque e parece ser uma boa opção. Falando sobre São Roque de Minas não posso deixar de lembrar os doces deliciosos e do famoso Queixo da Canastra.


Comentários

Postagens mais visitadas